Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
BNB  >  Conceito



Conceito

O Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade pretende ser uma referência básica para o desenvolvimento rural sustentável em áreas de montanha, reunindo um conjunto de informações e mecanismos de gestão ambiental, que contribuem para a dinamização da região montanhosa barrosã.

Trata-se de um espaço inovador, que tira partido das novas tecnologias, valoriza os recursos endógenos existentes na região e permite aos cidadãos participarem em medidas que promovam a preservação de áreas e espécies de grande valor ecológico na região.

Este parque caracteriza-se por ser pioneiro na região e apresentar um âmbito temático vasto e complexo, que exige recursos técnico-científicos de vanguarda, cuja qualidade é assegurada pela permanente colaboração de uma equipa multidisciplinar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constituída por especialistas de diversas áreas, dando um importante contributo na dinamização de todo o parque.

O conceito de educação ambiental aplicado baseia-se na disseminação de conhecimentos sobre ambiente, natureza e biodiversidade, permitindo a preservação e utilização sustentável dos recursos.

Na sua conceção, o Parque teve como princípio a mínima intervenção – máxima eficiência. Nesta lógica, todo o projeto foi desenvolvido tentando tirar o maior partido das infraestruturas e edifícios, bem como dos ecossistemas em estado natural e dos recursos existentes no local.

O Parque cria, assim, um novo paradigma, quer pelas suas valências pedagógicas, quer por se inserir num espaço natural onde a fauna e a flora se desenvolvem na ausência de pressão humana.