Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
ATIVIDADES / RECURSOS  >  Percursos  >  Micológico

Percurso Micológico

O Percurso Micológico apresenta um caráter dinâmico, variando consoante a época do ano e o local de frutificação das diferentes espécies de cogumelos, pelo que não se encontra mapificado.

O percurso inicia-se na estufa micológica, cujo ambiente é controlado de modo a poder realizar-se a incubação dos fungos e a preparação dos troncos para a produção dos fungos lenhícolas.

Em cada uma das épocas de frutificação dos fungos, os trilhos correspondentes à fase seguinte do percurso são marcados no terreno, de modo a que o visitante tenha a possibilidade de observar o maior número possível de espécies.

O percurso termina no jardim micológico, onde são aplicados diferentes métodos de cultivo artesanal de algumas espécies saprófitas comestíveis, de valor medicinal ou ameaçadas de extinção, com base em resíduos lenhícolas e composto obtido a partir do tratamento dos resíduos orgânicos. Neste espaço é ainda demonstrado o uso de inóculos micorrízicos nas espécies arbustivas existentes no jardim micológico.